5 cursos mais procurados no exterior

Os 5 cursos mais procurados

Seguimos na missão de te orientar na busca pela #EducaçãonoExterior e, dessa vez, vamos te apresentar 5 cursos mais procurados para quem deseja estudar fora. Dessa forma, nosso objetivo é te orientar e te guiar nesse processo. Por aqui, já falamos sobre 5 motivos para morar fora do Brasil e ainda sobre como conseguir recursos para realizar esse objetivo.

Toda segunda-feira, temos um vídeo no Youtube com essas dicas e, aqui, você acompanha o conteúdo de forma mais aprofundada para que mergulhe de cabeça e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O quadro tem a intenção de te motivar a buscar conhecimento e experiências internacionais. Resumindo, trarei as minhas vivências e, com base nelas, vou te orientar sobre os principais tipos de cursos escolhidos pelos brasileiros. Ainda vamos falar, nos próximos vídeos e textos sobre os principais destinos escolhidos pelos brasileiros, entre outros assuntos voltados para educação.

E tem mais conteúdo! Especificamente, entre o ano de 2018 e 2019, eu fiz uma série de vídeos em meu canal no quadro “Estude em Portugal”. Por lá, eu pude falar sobre custo de vida, visto de estudante, além de trazer entrevistas e tirar dúvidas sobre as possibilidade, facilidades e dificuldades em estudar fora. No Educação no Exterior vamos falar mais sobre a capital portuguesa e muito mais.

Vamos em frente!

5 cursos mais procurados fora do país

  • Idioma ainda é o tipo de curso mais procurado;
  • Diploma com um diferencial;
  • Depois de graduação vem os cursos de pós graduação;
  • Como assim imersão?;
  • Curso Técnico e Certificações;

Idioma ainda é o tipo de curso mais procurado

Geralmente, quem está sonhando com a possibilidade estudar fora, está buscando melhorar o inglês ou em busca de estudar um novo idioma em um país nativo da língua. Por outro lado, independente de ir em busca de estudar especificamente idioma, quem já se prepara para ir ao exterior devido ao trabalho, por exemplo, vai melhorar o idioma por tabela.

A convivência com pessoas que respiram e vivem outra cultura e outra língua, nos permite o aprofundamento e a melhoria do vocabulário novo. Contudo, a intenção dos brasileiros, principalmente, é buscar essa qualificação de fato.

Afinal, a maioria dos países tem em seu lugar o idioma local como primordial e o inglês como segunda língua. O idioma é considerado como universal e facilita a conexão entre negócios, pessoas e estudos. Por mais que exista diversos outros idiomas, a nossa cultura globalizada pede que entendamos a importância da comunicação através do inglês.

Em todo o mundo, usamos a língua para conseguirmos comunicar nossas ideias, comer, trabalhar e viver. Até porque estamos rodeados de expressões e termos aplicados ao nosso país com palavras como pen drive, shopping center, hot dog, happy hour, entre outros.

Com isso, o inglês se tornou um atributo essencial no destaque do mercado. Quantas oportunidades são deixadas de lado porque o candidato possui pouco ou nenhum domínio do inglês? Ainda que utilize pouco desse idioma, é essencial ter uma característica de destaque que te coloque em um patamar diferenciado. A que a comunicação ainda é a base de tudo. Por mais que tenhamos tradutores a mão e tantas tecnologias que podem nos auxiliar nesse sentido, a expressão da língua e o domínio dela é essencial para o nosso crescimento.

Diploma com um diferencial

Apesar do alto investimento de dinheiro e de tempo que exige um bom planejamento e uma boa reserva, fazer uma graduação no exterior ainda é um desejo de muitos, não só brasileiros.

Se tratando de vestibular, hoje no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo registrado em Portugal. Então quem quiser aproveitar suas notas para tentar uma universidade internacional, já é possível através do sistema de ingresso do próprio país. Porém, claro, é possível tentar outros países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, e em diversos outros lugares do mundo, por meio do vestibular local de cada um deles.

Diferente do Brasil, os estudantes que estão indo tentar a seleção a algumas milhas daqui, o sistema de ingresso de boa parte das universidades do exterior analisa seus interesses, suas qualidades, o que gosta de fazer e no seu talento. Isso já provoca uma intenção diferente em quem está pensando numa qualificação que preza por outras questões além das matérias curriculares e sabe que vai ter acesso a um ensino diferenciado.

Ter um diploma que carrega a certificação de Harvard, por exemplo, não é algo que você encontra em qualquer lugar, porém a instituição de ensino mais renomada e uma das mais antigas de Cambridge, em Massachusetts, não é inalcançável. Aliás, nenhuma é. Tenho falado aqui que nos outros encontros que tivemos sobre educação no exterior que é preciso colocar no papel o sonho e fazê-lo dar certo.

Com planejamento, recurso, pesquisa e estudo, Harvard é mais uma na lista. Mas quem busca exatamente ela, o investimento é recompensador devido a grandeza e como a universidade é referência da ciência e das artes.

Depois da graduação vem os cursos de pós graduação

Aqui, a possibilidades aumentam. Lá fora, existe diversas formas de obter uma especialização ou uma pós graduação através de cursos, universidade e instituições de ensino. Você pode tentar, de fato, uma especialização, um MBA (que na maioria dos países fora do Brasil é considerado um mestrado), doutorado, pós doutorado, enfim, uma série de caminhos e de portas que podem ser abertas no exterior e te proporcionar um enriquecimento do currículo e da sua vida profissional.

Costumo dizer que a pós graduação é sempre um período interessante para que você tenha dinâmicas diferentes em outros países que podem ser um atrativo para empresas no Brasil, se, o seu desejo for de retornar ao país. Dessa forma, você consegue trazer uma bagagem que carrega não só a prática do idioma, como mencionamos no primeiro ponto, como também a especialização que enxerga seu campo profissional para além do Brasil.

Efetivamente, a pós graduação dentro de suas mais variadas vertentes, pode sim te ajudar num período mais curto onde você vai estar se especializando e buscando conhecimento que pode fortalecer a empresa que terá sua atuação. Ou, no melhor das hipóteses, a visão de mundo e uma especialização com características internacionais, pode te fazer um empreendedor com experiências inovadoras e um pensamento que, talvez, o mercado brasileiro ainda não conheça. E, mais uma vez, você se torna um profissional com características pouco vistas e super valorizadas.

Como assim imersão?

Já vimos que existe variados tipos de cursos que podem ser a bagagem perfeita nessa aventura. Porém, existe alguns outros que são pouco falados ou desconhecidos, como os cursos de imersão. Ai você me pergunta: Como assim irmersão, Vinnie? Vou te explicar!

Você pode buscar em outros países tanto a imersão técnica quanto a imersão de idioma. E, isso funciona da seguinte forma: Você está estudando terapias holísticas, por exemplo, e de repente, você vai para Índia para fazer um estudo lá aprofundado sobre essas terapias.

Em suma, funciona como uma prática de aprofundamento em que você pode buscar países específicos que possuem conhecimentos exatos para determinada área e te ajudam a se capacitar através de uma experiência maior e melhorada. Por exemplo, você pode ir para Coreia do Sul aprender mais sobre desenvolvimento de games e descobrir com profissionais da área, métodos, estratégias e melhorias que no seu país pode não contar com esses tipos de recursos.

A imersão pode ser bem particular também. Você pode está buscando conhecimento de mundo para algo que goste de falar, fazer ou consumir. Não necessariamente precisa ser para sua empresa e seus negócios, mas você pode descobrir em Portugal mais sobre vinhos e como são feitos e armazenados. Lembre-se conhecimento é importante! Abrir a cabeça para outras visões já te torna diferente, independente da universidade, do curso e do lugar.

Cursos técnicos e certificações

A minha última dica é para que você busque cursos técnicos fora do país. No meu caso, eu tenho uma certificação que tirei na Inglaterra, de curta duração, mas que me deu um prestígio internacional na área de qualidade e tecnologia.

Existe ainda diversas certificações na área de língua estrangeira para quem é professor, por exemplo, que pode ter esse diferencial com uma validação de Cambridge, ou algo do tipo. Há infinitas possibilidades! Para quem trabalha com software é legal tentar ir a um centro de estudo na área da Adobe. No Estados Unidos, a Adobe já te proporciona experenciar esse momento além de todas os outros contatos que o momento pode trazer.

Em países como a Austrália ou a Nova Zelândia, é bastante comum que os jovens concluam cursos profissionalizantes antes de ingressar em uma graduação, por exemplo. As aulas profissionalizantes são práticas e os alunos podem exercer as atividades aprendidas em menos tempo, o que é mais interessante para quem precisa trabalhar.

Em suma, a ideia é pensar de que outras maneiras você pode aumentar e melhorar seu conhecimento. Por fim, podemos citar o custo-benefício: os cursos fora do Brasil podem custar menos do que os daqui. Você vai voltar para casa cheio de histórias para contar, com uma enorme bagagem profissional e com a fluência em um novo idioma, inclusive para os termos técnicos usados em sua área de atuação.

Conheça o nosso livro!

O mundo está vivenciando pela primeira vez, em tempo real, uma revolução industrial que permeia a economia criativa. Eu te pergunto: Você está preparado para este desafio? De certo, este movimento não tem mais volta, daí surge a expressão: O mundo não gira ao contrário. Este ano, tive a alegria de publicar um trabalho cheio de reflexões, conhecimento e descobertas do período mais perturbador da história da humanidade.

O livro “Economia Criativa 4.0 – O mundo não gira ao contrário” é resultado de um processo intenso de aprendizado e imersão. O mundo mudou seu curso; as pessoas mudaram a forma como se relacionam umas com as outras e como interagem com ambientes em torno. Vivemos agora, em um momento de mudanças radicais, chamado de 4ª Revolução Industrial que muda todos os aspectos de nossas vidas, negócios, da economia e da sociedade.

Com isso, convido você a mergulhar comigo nessa jornada. O livro é fruto de uma pesquisa realizada durante dois anos sobre um novo movimento mundial. Para as pessoas antenadas com as revoluções tecnológicas, sociais e econômicas o termo revolução industrial já faz parte das rodas de conversas. O livro já está disponível! Vai ser uma honra compartilhar desse bate papo com você.

Inglês Espanhol Português

Não é impossível, acredite!

Nenhum desejo é impossível quando tem dedicação, planejamento e esforço. Estude, trabalhe e invista nesse momento. Mais uma vez, quanto mais houver um investimento agora, mais as chances de conseguir estudar e trabalhar em outro lugar com tranquilidade. A dedicação precisa ser intensa e direcionada. Anote, estude e desenhe cada passo a ser dado. Aqui, falamos sobre tipos de cursos, mas se você tem outras dúvidas como recursos e países mais procurados, nós vamos falar sobre o assunto nas próximas semanas.

Fique ligado! Toda segunda-feira, traremos um conteúdo exclusivo com dicas, informações e direcionamentos para você que está se preparando para tentar estudar fora. Aqui, além de texto, você acompanha no meu canal, vídeos curtos com o resumo dessas dicas. Por lá, além de batermos um papo sobre o assunto, você encontra também um conteúdo diversificado voltado para educação e marketing digital.

Estamos vivenciando um movimento diferente! Muitas transformações estão acontecendo e esse também é um tema recorrente nas nossas discussões. Assim, precisamos nos diferenciar, e buscar estudar e conhecer culturas diferentes e lugares diferentes para estamos atentos a tantas mudanças.

Participe do nosso debate

Se você gostou das dicas, encaminhe para seus amigos, colegas de trabalho, familiares. Essa sua contribuição fará com que possamos continuar seguindo firme na construção de conteúdos de qualidade.

Além disso, a nossa meta é levar educação, empreendedorismo e dicas importantes para você com qualidade e atualização. A ideia é estarmos juntos nessa jornada na construção de pontes para um mundo melhor. Afinal, educação pode nos levar a lugares incríveis e despertar inúmeras possibilidades em nossas vidas.

Te convido também a seguir minhas redes sociais. Você poderá me encontrar no Youtube, LinkedIN, Facebook e Instagram.

Um forte abraço e #VamosEmFrente!

No comments
Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.